VIOLÊNCIA CONTRA MULHER?

Reproduzir vídeo

Direito de sonhar, de viver e ser feliz. Direito à liberdade, à integridade física. Direito de ser mulher sem ter medo por isso. Todos os dias, mulheres de todo o Brasil têm esses direitos tomados e violentados por pessoas que, muitas vezes, moram sobre o mesmo teto que elas. Em Goiás, muitos sonhos foram interrompidos, consequência de um problema social estruturante que escancara a profunda desigualdade de gênero existente no país. Mas isso precisa ter um fim, pois a vida das nossas mulheres goianas precisa continuar. Sem medo. Sem violência.

Números da violência
contra mulher em Goiás entre 2021 e 2022

Direto de sonhar, de viver e ser feliz. Direto à liberdade, à integridade física. Direito de ser mulher ser ter medo por isso. Todos os dias, mulheres de todo o Brasil têm esses direitos tomados e violentados por pessoas que, muitas vezes, moram sobre o mesmo teto que elas. Em Goiás, foram 1421 sonhos interrompidos só no último ano, consequência de um problema social estruturante que escancara a profunda desigualdade de gênero existente no país. Mas isso precisa ter um fim, pois a vida das nossas mulheres goianas precisa continuar. Sem medo. Sem violência.

FEMINICÍDIOS

0 %

ESTUPROS

0 %

CRIMES CONTRA HONRA

0 %

Ocorrências de violência contra a mulher

0

Você pode mudar essa realidade
com uma denúncia

O primeiro passo para que esse ciclo de violência tenha um fim é a denúncia. Se você é vítima ou conhece uma mulher que sofre violência, não tenha medo. Veja abaixo o canal de denúncia mais seguro e acessível para você e faça sua parte. Denuncie e salve uma vida.

ATENÇÃO

violência não é só física!
Saiba como identificar todos os tipos de violência.

01

VIOLÊNCIA FÍSICA​

Qualquer ação que ofenda a integridade ou saúde corporal da mulher, como:

● Espancamento
● Atirar objetos
● Sacudir e apertar os braços
● Estrangulamento ou sufocamento
● Lesões com objetos cortantes ou perfurantes
● Ferimentos causados por queimaduras ou armas de fogo
● Tortura

02

VIOLÊNCIA PSICOLÓGICA​​

Qualquer ação que cause prejuízo à saúde psicológica e à autodeterminação, como:

● Ameaça, constrangimento, insulto
● Humilhação, exploração, manipulação
● Ridicularização, isolamento, chantagem
● Vigilância constante, perseguição obsessiva (física ou digital)
● Limitação do direito de ir e vir
● Limitação da liberdade de crença
● Distorcer e omitir fatos para deixar a mulher em dúvida sobre a sua memória e sanidade (gaslighting)

03

VIOLÊNCIA SEXUAL​​

Qualquer ação que limite o exercício dos direitos sexuais ou reprodutivos, como:

● Estupro, obrigar a mulher a presenciar ou participar de relação sexual indesejada
● Obrigar a mulher a presenciar ou participar de atos sexuais que causam desconforto ou repulsa
● Forçar aborto, matrimônio, gravidez ou prostituição por meio de coação, impedir uso de métodos contraceptivos, chantagem, suborno ou manipulação

04

VIOLÊNCIA PATRIMONIAL​​

Qualquer ação que configure retenção, subtração, destruição parcial ou total de objetos, bens, recursos, documentos pessoais ou instrumentos de trabalho, incluindo os destinados a satisfazer suas necessidades, como:

● Controlar o dinheiro
● Deixar de pagar pensão alimentícia, destruição de documentos pessoais
● Furto, extorsão ou dano, estelionato
● Privar de bens, valores ou recursos econômicos, causar danos propositais a objetos da mulher ou dos quais ela goste/precise

05

VIOLÊNCIA MORAL

Qualquer ação que configure calúnia, injúria ou difamação à mulher, como:

● Acusar a mulher de traição
● Emitir juízos morais sobre sua conduta
● Fazer críticas mentirosas
● Expor a vida íntima
● Rebaixar a mulher por meio de xingamentos que incidem sobre a sua índole
● Desvalorizar a vítima pelo seu modo de se vestir

GOVERNO DE GOIÁS EM MOVIMENTO PELO COMBATE À VIOLÊNCIA CONTRA AS GOIANAS

Contra a violência, o trabalho não pode parar. É preciso dar voz e apoio irrestrito às mulheres. É preciso combater e punir exemplarmente os violentadores. É preciso educar e direcionar nossas crianças pelo caminho do respeito e da igualdade. É por isso que o Governo de Goiás segue trabalhando forte com ações em todas estas frentes.

AÇÕES

27 unidades com equipe multidisciplinar (policial, psicólogo e assistente social) para o atendimento qualificado para mulheres vítimas de infrações penais envolvendo violência doméstica e familiar.
Disponível para download gratuito nos sistemas iOS e Android, o aplicativo tem login autenticado para todas as mulheres, acionamento de emergência para casos de violência e sistema de georreferenciamento para localização precisa no momento do acionamento.
Assessoria e articulação pela implementação de políticas públicas de atenção à mulher nos aspectos da saúde, segurança e justiça, direitos sexuais e reprodutivos, mercado de trabalho e educação não–sexista.
Espaço multiprofissional adequado e exclusivo para a realização de exames de corpo de delito e atendimento às mulheres vítimas de violência.
Coalizão entre as Polícias Militar, Civil, Técnico-Científica e Penal, entre outros órgãos do governo estadual, para ações de combate aos crimes contra a mulher, em especial o feminicídio.
Número estadual 24h pelo qual a pessoa que se sente vítima de violência pode denunciar seu agressor e buscar orientação para se proteger e tomar providências legais.
Estruturas presentes em 21 municípios criadas para orientar as mulheres vítimas de violência e em situações de risco e também quanto aos recursos e procedimentos legais a serem tomados para sua defesa e proteção.
Viaturas da Polícia Militar espalhadas por 16 cidades goianas especializadas no atendimento às mulheres vítimas de violência.
Ações educativas nas escolas estaduais para conscientizar os estudantes sobre a necessidade de combater a violência contra a mulher.
Conjunto de equipamentos sociais coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Social de Goiás (Seds) para acolher, orientar e encaminhar mulheres em situação de vulnerabilidade social para instituições de apoio, educação e capacitação.

Você não está sozinha

NÃO TENHA MEDO, DENUNCIE

Escolha o canal de denúncia mais seguro para você e faça a sua parte. Se você for a vítima, não tenha medo. Conte conosco. Estamos ao seu lado para auxiliar você em todos os processos do seu caso. Se você souber de algum caso de violência, denuncie imediatamente. Não seja conivente e nem cúmplice com nenhum tipo de agressão. Vidas dependem disso.

DEAEM – Delegacia Estadual de Atendimento Especializado à Mulher
Av. Solar, Praça Padre Romão Cícero (Praça do Violeiro)
Setor Urias Magalhães
Goiânia/GO
Fone: (62) 3201-2013

Scroll to Top